Sobre o site
Este site é desenvolvido e mantido pelo professor Dr. Flávio Augusto Soares com recursos próprios. O objetivo é reunir nesse site informações úteis e muitas vezes necessárias para o bom uso das tecnologias radiológicas. Com conteúdo sempre que possível atualizado e apresentado de forma mais clara e simples possível, as páginas escritas permitem aos técnicos e tecnólogos em radiologia, bem como físicos médicos, além de outros profissionais da área da saúde que vivenciam o dia a dia das radiações, acessarem outros sites, programas, assuntos e conteúdo necessários ao exercício de suas funções.
O site também serve de suporte ao Canal do YOUTUBE ao permitir que arquivos citados nas videoaulas sejam aqui depositados.
Embora seja docente efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os assuntos e opiniões aqui disponibilizados não refletem a posição institucional do IFSC, muito menos de seus colegas.
Utiliza-se da plataforma WordPress com diversos plugins, hospedada na Hostinger, para construí-lo e de outras ferramentas de mídia, como Audacity, Anchor, OBS, Canva, Genial.ly, PowToon, entre outros, para gerar as imagens e áudios que são aqui disponibilizados.
Quem é o Professor Flávio ...
Flávio Augusto Soares é um Engenheiro Eletricista que sempre foi apaixonado pela eletrônica e computação. Por isso decidiu fazer um Mestrado em Processamento de Imagens que unia essas duas áreas. E por causa disso, fundou com colegas do IFSC um grupo chamado NTC (Núcleo de Tecnologia Clínica), que em 1998 ofereceu no IFSC (ainda ETF/SC na época) primero curso gratuito de Técnico em Radiologia de Santa Catarina. E quem foi responsável pelas disciplinas de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética? Um engenheiro que conhecia a eletrônica dos equipamentos e a formação e manipulação de imagens digitais: o próprio professor Flávio Augusto. Em 2003, com o mesmo grupo de professores, fundou e foi o coordenador do primeiro Curso Superior gratuito de Tecnologia em Radiologia de Santa Catarina. E foi desse envolvimento com os cursos, que surgiu seu entusiasmo pela radiologia, a ponto de cursar na UFSC e defender o Doutorado em Física Médica em 2006. O tema: produção de radiação em ampolas tomográficas. E a paixão só foi aumentando e unindo cada vez mais essas 3 áreas, até que organizou com os colegas do CST Radiologia e coordenou em 2016 o primeiro curso de Mestrado Profissional em Proteção Radiológica do Brasil, totalmente focado para tecnólogos e demais profissionais envolvidos na área da radiologia.
Aprendendo, e ensinando, todo dia um pouquinho ...
Professor do IFSC, Campus Florianópolis, desde 1994, atuou inicialmente no Curso Técnico de Eletrônica e em seguida passou a trabalhar também no Curso Técnico de Radiologia e Curso de Especialização Técnica em Equipamentos Médico-Hospitalares em 1998. Teve participação esporádica no Curso Técnico de Eletrotécnica e no Curso Superior de Tecnologia em Automação Mecânica.
Em 2003, como coordenador, inaugurou com os colegas o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, em que trabalha até hoje. Primeiro CST gratuito do estado de SC e segundo do Brasil. Em 2004, de forma desbravadora, idealizou junto com seu orientador de doutorado, Prof. Danilo de Paiva Almeida (UFSC), a Jornada Catarinense de Radiações na Medicina, ou simplesmente, JCRM. Ciclo de palestras de caráter técnico científico, encontra-se atualmente se encaminhando para a 8a edição.
Ajudou a estruturar e foi o primeiro Chefe do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços do Campus Florianópolis de 2006 a 2008. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública pela UAB de 2012 a 2014. Ainda em 2014, se lançou com os colegas em mais um desafio: abrir o primeiro Mestrado dedicado aos tecnólogos em radiologia. E, em 2016, foi iniciada então o Mestrado Profissional de Proteção Radiológica, totalmente dedicado a área da tecnologia radiológica com foco na proteção do paciente e do trabalhador ocupacionalmente exposto à radiação.
Em 2017, mais uma vez na vanguarda, estabelece mais um evento periódico no IFSC: a Simulação de Respostas a Emergências Radiológicas, ou carinhosamente, SIREX. Evento aberto ao público, e com participação de instituições parceiras, que anualmente coloca em prática as aulas ministradas nos cursos do Campus Florianópolis com relação a um possível acidente radiológico.
Autor de dois livros na área em parceira com Henrique Batista Lopes: Equipamento Radiográfico e Processamento de Filmes e Radiodiagnóstico: Fundamentos Físicos. Depois, escreveu um capítulo de livro – Uso das tecnologias radiológicas e atuação da enfermagem; e foi coautor de mais dois – Proteção radiológica no diagnóstico e terapia e Segurança e Proteção Radiológica para equipe multidisciplinar em Serviços de Medicina Nuclear.